marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Resoluções para 2020: pense estrategicamente

20 de Janeiro de 2020

 

Resoluções para 2020: pense estrategicamente

 

banner-linkedin.png

 

O mês de janeiro traz uma aura de renovação para todo mundo.Porém, para algumas pessoas, o início de ano é apenas o começo de uma jornada cheia de frustrações e desenganos. Tudo isso porque este é um mês importante para canalizar toda a energia e esperança em metas claras para os próximos 12 meses. E isso, para muitos, é uma fonte de ansiedade. 

 

“O erro mais comum de quem vai fazer uma lista de metas é entender errado o próprio conceito de meta”.

 

Você está passando por esse drama nesse exato momento? Então, preste muita atenção nas dicas que preparamos para você. Lembre-se: resoluções de início de ano foram feitas para te ajudar e não para causar frustrações. Quer tornar 2019 o último ano de “bads” com a listinha de metas? Então, vamos para as dicas. 
 

Antes de aprender o que fazer, saiba o que não fazer! 
 

O erro mais comum de quem vai fazer uma lista de metas é entender errado o próprio conceito de meta. Para início de conversa, entenda o seguinte: lista de metas é diferente de lista de desejos. 

Sabendo diferenciar bem esses dois conceitos, você já tem meio caminho andado. As metas serão cumpridas por você e ninguém melhor do que você mesmo para saber quais serão os obstáculos e limitações que cada item da lista poderá encontrar. 
 

As limitações podem ser: 
 

1- De tempo: você tem 1 ano para cumprir. Se o que você tem em mente é algo muito grande, fatie a sua meta e encontre os passos que são passíveis de serem dados em um período de 365 dias. Não dê um passo maior que a perna! 
 

2- Colocar metas que dependem de terceiros: você não pode incluir algo que não depende exclusivamente de você em uma lista de metas pessoais. Coisas como “encontrar a alma gêmea” ou “ganhar na Mega-Sena” estão fora de questão, ok? 
 

3- A não ser que você seja muito rico, dinheiro será uma limitação: comprar uma casa e viajar o mundo todo seria incrível em 2020, não é? Pois é, também concordamos. Porém, é necessário ser realista em relação às nossas limitações financeiras. Quase todas as suas resoluções irão exigir algum grau de investimento financeiro. Avalie muito bem isso antes de colocar qualquer coisa no papel. 
 

Agora que você aprendeu o que não fazer, vamos às dicas. 
 

DICA 1: Antes de tudo, faça um balanço do ano anterior
 

O primeiro passo é sempre fazer um balanço do que foi ou não foi feito durante o ano que passou. Se você já tem uma lista de resoluções de 2019, vai ficar muito mais fácil. Pegue a sua lista, reflita sobre tudo o que você conseguiu conquistar e todas as metas que foram batidas. Lógico, você precisa refletir também sobre o que não foi conquistado durante o ano e compreender o que aconteceu no meio do caminho. 

O mais importante nesse processo é analisar se aquelas metas que foram traçadas para 2019 ainda fazem sentido para você hoje. Caso a sua resposta seja positiva, avalie se vale a pena continuar perseguindo essa meta e jogue ela para 2020. Quem sabe dessa vez não é a sua chance? 
 

DICA 2: Registre as suas metas em um lugar de fácil acesso para você 
 

Essa dica parece muito óbvia, não é? Mas, infelizmente, muita gente peca aqui mesmo. Pense bem onde você vai registrar as suas resoluções. E não há uma resposta universal, varia de pessoa para pessoa. Algumas preferem papel, outras preferem alguma ferramenta digital. 
 

Não importa onde registre as suas metas em um lugar seguro, de fácil acesso e que te proporcione privacidade. 
 

DICA 3: Não esqueça as suas metas no meio do caminho 
 

Esquecer as metas no meio do caminho é um outro erro muito comum. Você cria expectativa em todo início de ano, mas é só chegar fevereiro que todo aquele esforço é rapidamente esquecido e você vai deixando a vida te levar? Uma boa dica é traçar pequenos passos para cada meta estabelecida. Exemplo: 
 

Meta: Ingressar em um curso de Ensino Superior.
 

Possíveis passos: 
 

  • Entrar em um cursinho; 

  • Fazer testes vocacionais para decidir o curso; 

  • Entrar em contato com faculdades para descobrir quem oferece mais facilidades que realmente te aproximem do sonho da graduação. 

 

Separando passos para cada meta, você consegue torná-la mais factível. Que tal se propor a fazer diferente em 2020? Todo começo de mês, volte em sua lista e reflita sobre como está o andamento de cada objetivo estabelecido. Fazendo assim, fica mais fácil para você fazer ajustes no meio do caminho. 
 

DICA 4: Pense bem antes de compartilhar as suas resoluções com outra pessoa 
 

Essa é uma dica superimportante, mas que nem todo mundo pensa a respeito. Será que vale a pena mesmo contar as suas resoluções de 2020 para alguém? Pense muito nisso antes de compartilhar com terceiros algo tão pessoal. 
 

O primeiro problema disso está no aumento das cobranças externa e interna sobre o cumprimento das metas. Muita gente se sente mais pressionada quando conta alguma meta de vida a terceiros. Enquanto por um lado isso pode ser positivo e usado como um combustível, por outro, pode ser um gatilho para a ansiedade e cobranças internas que vão te fazer mal. 
 

Lógico, você pode contar uma ou outra meta para alguém de sua confiança, mas não há necessidade de compartilhar todas as suas metas para todo mundo, concorda ? 

 

“Lembre-se de que a importância da lista é fazer você crescer e não cumprir uma lista pelo simples prazer de riscar tarefas”.

 

Resoluções de início de ano são feitas para te fazer bem! 
 

Use esse momento de avaliar metas e traçar novos sonhos como algo positivo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é muito importante ressaltar: não encare a sua lista como um contrato! 
 

Se algumas coisas não forem cumpridas ou algumas metas perderem o sentido para você pelo meio do ano, não há problema nenhum. Lembre-se de que a importância da lista é fazer você crescer e não cumprir uma lista pelo simples prazer de riscar tarefas. 
 

Com tudo isso em mente, você está mais preparado para tornar o ano de 2020 um dos mais importantes e incríveis da sua vida. Agora é com você! 

 
linkedin-capa-blog.png
qr-code-e-mec