marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

NAPE promove 'Educação Inclusiva: Autismo na Escola'

19 de Maio de 2022

Na terça-feira (17), o Núcleo de Apoio Psicológico Educacional (NAPE), da Faculdade Pio Décimo, promoveu a roda de conversa intitulada Educação Inclusiva: Autismo na Escola. O evento teve o objetivo de levar conhecimento prático sobre os caminhos e desafios da inclusão da pessoa com autismo na escola.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
A roda de conversa contou com a participação da psicóloga Janecelma Andrade, especialista em Autismo e Desenvolvimento Infantil, que destacou alguns sinais de autismo, como: Baixo contato visual; Falta de interesse em outras pessoas e, quando há interessa, esse é inadequado, excessivo e atrapalha o relacionamento; Repetição de sons ou movimentos, como bater as mãos e dizer mais de uma vez a mesma palavra.
A pedagoga e psicopedagoga, Telma Mendonça, também esteve presente no evento e explicou a importância de a escola estar preparada para recepcionar estudante com autismo no corpo discente.
O evento, organizado pela Coordenadora do NAPE Tereza Emília, aconteceu na sala de Práticas Jurídicas da Faculdade Pio Décimo e foi transmitido por meio da Plataforma Microsoft Teams.

qr-code-e-mec