O curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo realizou na última terça-feira, 18, um discurso importante sobre a prevenção do Suicídio, em evento voltado para a Campanha do Setembro Amarelo, no auditório do bloco C.
Autora do projeto, com tema “Dialogo sobre suicídio: Dialogando sobre o suicídio: A experiência de médicos e psicólogos”, a professora Drª Mônica Silva Silveira, também palestrante, contou como os alunos ficaram interessados pela temática. “O objetivo foi chamar a população, tanto acadêmica quanto o público externo para o discurso sobre a prevenção do suicídio. Hoje nós temos cerca de 270 inscritos na nossa palestra. Nesse momento a gente traz também não só a conscientização como o conhecimento, assuntos que acabam não sendo tão aprofundados no cotidiano, para estender as potencialidades dos alunos acerca do tema”, disse.
A psiquiatra Mestre Ana Raquel Lima pela UCSAL, também palestrante da noite revelou que 90% dos casos de suicídio é originado de pessoas que já tem algum transtorno mental ou trauma. “A gente não está falando de loucura, as pessoas confundem muito. A gente está falando de sofrimento psíquico e emocional. O suicídio tem várias causas, inclusive genéticas e hereditárias. A maioria das pessoas que cometem suicídio dão dicas que não aguentam mais a situação em que vivem e estão desesperadas. Essa pessoa tem que ter o acompanhamento dos vizinhos, da família. É importante que todos nós possamos ouvir mais o outro e perceber esse pedido de socorro”, alerta.
Por se tratar de um tema tão relevante, o professor da Faculdade Pio Décimo, o mestre José Marcos Cruz, discutiu a prevenção do suicídio na adolescência. “Esse tema acaba interessando muito os meus alunos, que em sua maioria são jovens. Qualquer um de nós já ouviu algum relato sobre alguém que cometeu suicídio. Levar essa temática de valorização da vida, é um adendo ao curso e que contribui com o processo de formação do profissional dos nossos alunos também”, explica o professor.
Nosso site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.