Na última quarta-feira, o auditório do bloco C foi palco para a abertura da VII semana acadêmica de pedagogia. O evento tem como objetivo abordar assuntos da prática pedagógica e falar sobre um novo olhar sobre o saber com a palestra intrigante do professor Bernard Charlot.
“Estou um pouco cansado do pseudodebate entre pedagogia tradicional e pedagogia construtivista, que não funciona na sociedade brasileira. Então cheguei nessa ideia porque é importante, seja qual for o tipo de escola o aluno tem que ter uma atividade intelectual, se não ele não aprende. Para ter uma atividade intelectual, deve ter sentido pra ele, porque se não tem sentido ele não se mobiliza para aprender e para que ele continue a estudar - porque é cansativo - ele tem que encontrar o prazer nisso, mas o aluno precisa encontrar o prazer no esforço”, diz Charlot sobre o significado da sua Equação Pedagógica Fundamental: Aprender= Atividade Intelectual + Sentido + Prazer.
O palestrante é Professor-Visitante na Universidade Federal de Sergipe, onde é membro do Departamento de Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Culturas populares (PPGCULT). Autor de 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países, Bernard Charlot já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil).
Com o novo desdobramento do conhecimento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Elis Regina Mota, faz o comparativo dessa edição da Semana Acadêmica com o a edição do ano passado. “Em 2017, trouxemos os diversos contextos da Infância. Nesse ano, a gente trouxe Bernard Charlot com um contexto diferente: a formação docente na perspectiva do saber. Dessa vez, colocando o professor com relação ao contexto do saber.
Confira como foi o nosso evento nas fotos. Fotografia: Alberto Cézar - Ascom
Nosso site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.