marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

A importância da educação e da pesquisa no combate ao COVID-19

30 de Abril de 2020

A importância da educação e da pesquisa no combate ao COVID-19

WhatsApp Image 2020-04-30 at 17.50.28.jpeg

 

Nos últimos meses, o mundo inteiro tem vivenciado uma crise devido a pandemia do Covid-19. No Brasil, o primeiro caso foi detectado no dia 26 de fevereiro, deixando a população em alerta sobre os perigos do vírus. 
 

Desde então, empresas e instituições do setor público e privado têm se mobilizado na tentativa de amenizar os efeitos causados pela doença no país. O setor de educação tem sido um grande aliado nas ações de combate ao Coronavírus, promovendo diversos projetos e ações para auxiliar o governo e os hospitais no tratamento e prevenção da disseminação da doença para a população.
 

O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE
 

“O papel da universidade é transformar a realidade social através do ensino, pesquisa e extensão.”

 

Apesar da sociedade ainda ter uma visão limitada sobre a universidade, pensando nesta somente como uma instituição de ensino, o seu papel vai muito além, pois a mesma tem muito mais a oferecer no que tange a esfera social. 
 

“As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão." 
 

O ensino foca nas ações para a aprendizagem do aluno, através das horas destinadas à sala de aula, laboratório, monitoria, entre outros. A pesquisa tem foco em desenvolver atividades para fomentar as  ações científicas, que geralmente ocorrem através da monografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou da iniciação científica.
 

Já  a extensão, é o eixo da universidade que tem como objetivo criar e promover uma relação entre a instituição e a comunidade. Por isso, são desenvolvidas ações e projetos nos quais os estudantes podem utilizar todo o conhecimento obtido, para poder prestar auxílio à população. Portanto, a extensão funciona como uma forma dos universitários colocarem em prática toda a teoria, compartilhando o seu aprendizado e retribuindo para a sociedade.  É com essa concepção, que na atual realidade, vemos a universidade agindo em prol de toda a população, ajudando no combate à pandemia que enfrentamos.
 

AÇÕES E PROJETOS COVID-19
 

No Brasil, dezenas de universidades estão se mobilizando para ajudar no combate ao Coronavírus. Essa ajuda vem de diversas maneiras, das informações sobre prevenção e cuidados básicos às ações e projetos que tentam frear a disseminação do vírus em todo o país.

 

“A gente pode não se dar conta, mas só de ficar em casa e higienizar as mãos com frequência, já estamos aplicando conhecimentos científicos provenientes de universidades para combater a pandemia.”

 

Todo o conhecimento adquirido nas universidades, estão sendo colocados em prática da melhor maneira possível na tentativa de reter o avanço da pandemia no mundo todo. Por isso, é importante valorizar os nossos pesquisadores, que estão dando tudo de si nesse momento para oferecer mais informações e ações que sejam efetivas contra o novo Coronavírus.
 

Por se tratar de um vírus totalmente novo, é preciso, antes de tudo, entendê-lo melhor. Como funciona? Quais são os sintomas causados? De que forma a doença afeta o nosso organismo? Para responder essa e outras questões, a pesquisa é nossa melhor arma, por isso, desde o surgimento do vírus, diversas universidades estão a todo vapor estudando a doença.
 

As pesquisas abrangem não só entendimento sobre o comportamento do Covid-19, como também formas mais eficientes de diagnóstico, para que a doença seja identificada e tratada precocemente. E ainda mais importante, existem diversas pesquisas sendo realizadas na tentativa de encontrar um tratamento eficaz e uma vacina para o Coronavírus.
 

Além das pesquisas, é importante destacar todas as ações e projetos que as universidades têm feito. Com o avanço do vírus, diversos itens se tornaram essenciais para a prevenção do contágio no nosso dia a dia, como o uso do álcool em gel e máscaras, para diminuir a transmissão; o uso de respiradores, para as vítimas, e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os funcionários nos hospitais.
 

A grande necessidade e procura por estes itens, fizeram com que eles se esgotassem rapidamente, não tendo quantidade o suficiente para lidar com a pandemia. Para tentar resolver este problema, universidades de todo o país iniciaram projetos para a produção e o desenvolvimento destes materiais.
 

Muitas têm utilizado a sua estrutura para produzir e fornecer álcool em gel e máscaras para os hospitais e órgãos públicos, ajudando assim a suprir a demanda. Além disso, também tem sido feita a produção de EPIs, para proteger e auxiliar os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao Covid-19.
 

Outro grande problema é a manutenção de respiradores eletrônicos, pois a doença afeta principalmente os pulmões, diminuindo drasticamente o funcionamento do órgão e fazendo com que as vítimas mais graves precisem do auxílio do equipamento para poder respirar. Em muitos hospitais públicos, essas máquinas tiveram a qualidade comprometida pelo tempo de uso ou falta de manutenção.  
 

Para ajudar nessa questão, diversas universidades estão desenvolvendo novos respiradores, com um custo de produção menor e mais eficiente, devido às pesquisas feitas. Além de oferecer a manutenção dos equipamentos com defeito, devolvendo assim um número considerável de respiradores funcionais para ajudar no tratamento das vítimas. Podemos citar como exemplo o projeto Mech Vent Sergipe.
 

 

PROJETO MECH VENT
 

O Mech Vent Sergipe é um projeto formado por um grupo de voluntários de diversas áreas de atuação (engenheiros eletricistas, médicos, professores, técnicos e outros profissionais). O projeto tem como objetivo e finalidade realizar a manutenção gratuita de aparelhos hospitalares, incluindo respiradores artificiais, durante a pandemia do COVID-19.
 

O projeto é encabeçado por um egresso do curso de Engenharia Elétrica de nossa instituição (Faculdade Pio Décimo), Antístenes Júnior. O foco é no conserto e recuperação de aparelhos hospitalares que apresentam algum defeito e compromete assim o uso do mesmo. Mas, que podem ser consertados e utilizados agora na crise da doença, amenizando assim os seus efeitos, dando suporte aos setores da saúde e a população nesse momento em que a necessidade dos mesmos se maximiza.
 

Para ajudar na realização desse projeto, nós, da Faculdade Pio Décimo, cedemos  os nossos laboratórios do Centro de Tecnologias. Oferecendo assim, uma melhor estrutura para que possam ser realizadas as manutenções da melhor maneira possível, o que garante uma maior eficiência em menor tempo.
 

Apoiar essa ação, mostra-se ser de demasiada acuidade diante do cenário atual. E o fato de ter um egresso liderando o projeto é motivo de grande orgulho para a nossa Faculdade! É possível colaborar e conhecer melhor esse projeto tão bacana, para isso, basta acessar o seu perfil no Instagram @mechventsergipeoficial e até mesmo entrar em contato por meio deste canal.

 
 
qr-code-e-mec