marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Quais as vantagens de fazer uma nova graduação?

09 de Junho de 2020

WhatsApp Image 2020-06-09 at 10.49.04.jpeg

Se você já possui uma graduação, muito provavelmente já se pegou pensando: “E agora, qual o próximo passo?”. Após a formatura, além da vontade de ingressar no mercado de trabalho, muitos graduados ficam em dúvida do que fazer para crescer ainda mais profissionalmente. Dentre as opções mais lógicas para esse objetivo, estão a pós-graduação e a possibilidade de fazer mais uma graduação.

“Conhecimento é poder.” - Francis Bacon

Sim, essa frase é a mais pura verdade. A busca por mais conhecimento é sempre benéfica para todos os profissionais e, consequentemente, vai nos trazer mais poder em nossa carreira profissional e pessoal. É a chance de se obter crescimento na sua trajetória profissional. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de se fazer outra graduação, o que deve ser considerado e as possibilidades de entrada dessa modalidade. 


O QUE CONSIDERAR PARA FAZER OUTRA GRADUAÇÃO?


Objetivos profissionais

Primeiro de tudo, qual é o seu objetivo profissional? Você deseja se aprimorar na sua área ou tem como intuito mudar para uma área diferente da sua atual? O primeiro passo para da sua escolha é definir o seu objetivo.

Se você está buscando impulsionar a sua carreira atual, o ideal é que você opte por cursos dentro da sua área, cujo conhecimento irá melhorar o seu currículo para você se tornar um profissional mais completo.

Agora, se o seu objetivo é mudar de área, você deve optar pelo curso que melhor se adequar à sua preferência. Analise bem o mercado de trabalho dessa nova área e faça uma nova graduação. Vale lembrar que, ao fazer um curso totalmente diferente da sua área, você vai estar aumentando as suas opções de atuação no mercado e de empregos.


Tempo disponível

Com o seu objetivo bem definido, é preciso levar em consideração o tempo de conclusão. Uma graduação possui em média quatro anos de duração. Então, se você está pensando em resultados a médio prazo, não opte por algo totalmente diferente da sua área atual.

Caso você não esteja satisfeito com a sua área atual e deseja ingressar em um novo mercado de trabalho, pode ficar a vontade para escolher outro curso. Os resultados para uma área nova são a longo prazo, porém são satisfatórios, e o mais importante é que você trabalhe com aquilo que lhe trará satisfação profissional.

Além do tempo de conclusão, é preciso também levar em conta a sua disponibilidade, pois um curso de graduação demanda tempo para os estudos e requer dedicação. Por isso, antes de começar um novo curso, observe se você consegue encaixá-lo na sua rotina. Lembre-se que todo o esforço e tempo investido serão recompensados.


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Então, uma nova graduação será um grande diferencial, seja para uma promoção ou para conseguir um melhor emprego.  Pessoas multidisciplinares são sempre bem vistas pelas empresas e o fato de um funcionário ou candidato ter mais de uma graduação certamente vai ser crucial no momento da empresa contratar e promover um colaborador.

 

VANTAGENS DE FAZER MAIS UMA GRADUAÇÃO


Familiaridade

Pode parecer que fazer outra graduação será tão difícil como a primeira, mas não é. O aluno que opta por fazer outro curso já tem a familiaridade com o ambiente universitário e com os obstáculos e obrigações de uma graduação, como o TCC, por exemplo. Esse fator facilitará bastante a vida do estudante, pois este já terá uma vasta experiência e vai se sentir mais confortável nesse ambiente.

 

Desenvolvimento profissional

Para quem busca crescer como profissional, ingressar em mais uma graduação será de grande ajuda. Além de ser mais uma forma de adquirir novos conhecimentos e mais um curso para o currículo, uma nova graduação irá comprovar que você é um profissional versátil e mais completo, facilitando na sua promoção ou busca por um emprego melhor.

 

Formação mais rápida

Uma ótima notícia para quem está fazendo uma graduação semelhante a alguma já concluída, é a presença de disciplinas equivalentes. Com isso, é possível reaproveitar estas disciplinas para concluir o curso mais cedo que o esperado. Caso não dê para fazer a equivalência, mas seja uma matéria parecida, não se preocupe, o seu conhecimento fará com que você tenha mais facilidade durante estas disciplinas e garantirá a sua aprovação.

 

Mudança de carreira

Se você não está satisfeito com a sua profissão atual, ou está decidido a experimentar uma nova área, uma nova graduação é a escolha certa para você. Com mais uma graduação é possível começar uma carreira totalmente nova, e ainda com a vantagem de já ter um curso completo no currículo, lhe trazendo mais experiência e credibilidade para o mercado de trabalho.

 

PORTAS DE ENTRADA PARA OUTRA GRADUAÇÃO


Benefícios

Outra vantagem para quem deseja cursar uma nova graduação, são os benefícios que as faculdades geralmente oferecem para quem é egresso ou portador de diploma interno. Aqui no Grupo Pio Décimo, por exemplo,  é oferecido até 100% de desconto na matrícula e 20% nas parcelas do curso para egressos e portadores de diploma.


Financiamento

Além dos benefícios, para quem quer fazer mais uma graduação, mas não está com disponibilidade financeira no momento, é possível optar pelo financiamento completo ou parcial do curso. Para isso, existem opções como o FIES e o Crédito Universitário Bradesco, que servem para facilitar você a impulsionar ainda mais a sua carreira. 

Viu, só?
Você tem cada vez menos desculpas para investir no seu futuro e mais oportunidades para realizar o seu sonho. 
 

qr-code-e-mec