Cinco filmes que todo estudante de Direito deve assistir Por diversas vezes o cinema trouxe o mundo do Direito, com investigações criminais e tribunais, para perto dos curiosos espectadores. Uma grande cartada desses tipos de filmes é que, além de proporcionar entretenimento, eles podem servir também como aprendizado, especialmente para os estudantes da área. Veja cinco filmes essenciais para quem estuda ou sonha em estudar Direito: A firma (1993) Protagonizado pelo renomado ator Tom Cruise, o filme conta a história de um jovem advogado que começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Depois de algum tempo atuando no local, descobre que a firma está envolvida em casos de lavagem de dinheiro. O longa é interessante para o estudante de Direito por abordar questões de ética, um valor importante no exercício da advocacia.
A condenação (2010) Baseado em fatos reais, o filme A condenação conta a história de Betty Anne, interpretada pela atriz Hilary Swank, que volta a estudar Direito depois da prisão pertétua do seu irmão pelo assassinato de uma jovem. O filme é uma boa aula para quem tem interesse em seguir carreira nos tribunais e um exemplo da perseverança que todo bom advogado precisa ter.
Versões de um crime (2016) Nesse longa, Keanu Reeves, o eterno Neo de Matrix, dá vida ao advogado Ramsey, que assume a defesa de um adolescente acusado de matar seu pai violento. O caso começa a se complicar quando o jovem confessa ter cometido o crime, dificultando o trabalho de Ramsey que conta com o auxílio da advogada Janelle (Gugu Mbatha-Raw). O filme se desenrola no tribunal e, através de flashbacks, o espectador vai criando sua própria versão do assassinato, além de explorar a relação advogado-cliente e o quanto ela é importante por diversas vezes conturbada.
Carandiru (2003) Nessa lista não poderia faltar o aclamado filme brasileiro Carandiru. Baseado no livro escrito por Dráuzio Varella, o longa conta a trajetória de um médico que se oferece para fazer um trabalho de prevenção de AIDS no Carandiru, um dos maiores presídios do Brasil. Ao longo das suas atividades no local, o médico tem contato com personagens que o ajudam a entender a rotina da cadeia e as histórias dos detentos com quem cria uma relação lá dentro. A narrativa oferece aos estudantes de Direito um panorama do sistema prisional brasileiro envolvendo temas caros como superlotação e violência.
A vida de David Gale (2003) A vida de David Gale, interpretado pelo ator Kevin Spacey traz à tona um assunto polêmico que é constantemente discutido: A pena de morte. David Gale é um professor universitário e ativista contra a pena de morte que é condenado a essa sentença depois de ser acusado pelo assassinato de uma colega de trabalho. A partir desse caso, uma jornalista decide investigar e escrever sobre a vida de Gale ao mesmo tempo em que tenta compreender o sistema judicial estadunidense. A história é uma ótima oportunidade para pensar a pena de morte e as questões que envolvem essa resolução.
Nosso site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.