marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Veja alguns benefícios da meditação e quais aplicativos podem te ajudar

09 de Agosto de 2021

woman-5380651_1280.jpg

A meditação tem se tornado cada vez mais conhecida e acessível entre as pessoas. A popularidade dessa prática se deve aos mais variados benefícios que ela pode causar para o corpo e a mente humana. Para a psique, entre as vantagens de fazer a meditação, a Dra. Letícia Tunala Mendonça, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo aponta a redução da ansiedade e do estresse, a promoção do autoconhecimento e o melhoramento da concentração. 
Meditar influencia ainda no processo de aprendizado. Questões como autoconfiança e concentração são fundamentais na hora de estudar e aplicar o que foi aprendido em avaliações, e essa técnica ajuda a aperfeiçoar essas condições. Sobre isso, Dra. Letícia comenta que “com a prática frequente da meditação, pode-se melhorar o foco e a concentração, reduzir o estresse diário e, consequentemente, promover mais clareza dos pensamentos, melhoria da capacidade de memorização, raciocínio e criatividade. Isso facilita para que o estudante tenha todas as condições internas a ele para aprender”. 
 A atividade influencia também na cognição, refletindo nos resultados acadêmicos dos estudantes. Para que isso aconteça, a meditação deve ser exercitada com frequência. “Vale lembrar que o cérebro precisa se exercitar tanto quanto um músculo. Precisa de constância e de desafio. Assim, aquele que quer estabelecer a prática da meditação em sua rotina, deve reservar pelo menos 15 minutos por dia para isso. Com o tempo poderá ampliar um pouco mais o tempo para 20 ou 30 minutos diários”, explica a coordenadora. 
Vários são os aplicativos que auxiliam as pessoas que querem praticar esse método milenar de relaxamento. Através dessa ajuda, o indivíduo pode esvaziar a mente em qualquer lugar e quantas horas e quantos dias da semana quiser. Veja abaixo alguns aplicativos de meditação: 
1. Medite.se 
Um aplicativo simples para introduzir o indivíduo no mundo da meditação. Sem propagandas e totalmente gratuito permite baixar exercícios para serem feitos de forma offline. 
2. Lojong 
Com meditações guiadas, o Lojong se denomina uma “academia para a mente”. O conteúdo do aplicativo é baseado em técnicas com resultado comprovado, e você também pode praticar de forma totalmente desconectada. 
3. Medita! 
Com mais de 60 meditações guiadas pela terapeuta Mirna Grzich, o aplicativo é dividido em oito temas que vão desde orações & mantas a meditações essenciais. O Medita! foi desenvolvido totalmente no Brasil e está disponível para iOS. 
4. 5 minutos 
A ONG Mãos sem Fronteiras, que trabalha com estimulação neural, criou este aplicativo para propor 5 minutos de relaxamento em meio a correria do dia a dia. Entre as funções dele está o controle do tempo da prática e as pausas para ter um momento de leveza.
IMG_9824.jpg

Dra. Letícia Tunala Mendonça

qr-code-e-mec