marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Professor da Faculdade Pio Décimo defende tese na UFRJ

25 de Janeiro de 2022

Foi com o título “Batalhas, políticos e sociedade: a Segunda Guerra Mundial no cinema dos Estados Unidos e Reino Unido em estudo comparado (2001-2020)”, que o professor da Faculdade Pio Décimo, Francisco Diemerson, conquistou o doutorado, no dia 30 de novembro de 2021. 
Em sua pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), sob orientação do Prof. Dilton Cândido Santos Maynard, Diemerson fez uma análise comparativa das produções de filmes que tratavam da Segunda Guerra Mundial, de forma direta e indireta, nos Estados Unidos e Reino Unido, entre os anos de 2001 e 2020.  
A tese tem como objetivo evidenciar a presença da Guerra no cinema dos países, EUA e Reino Unido, e desdobrar sobre quais sentidos esse uso da Segunda Guerra nas produções. De acordo com o autor, os filmes se instrumentalizam como mecanismos de fortalecimento da identidade nacional e mantém permanentes no cotidiano as marcas da guerra, além de servir como uma forma de diálogo com questões do presente, a partir da ligação com elementos como patriotismo, defesa externa e liderança governamental. 
“A Segunda Guerra Mundial é uma temática presente fortemente na produção do cinema dos EUA e Reino Unido, principalmente pela utilização deste tema como um mecanismo de construção da identidade nacional e, também, como representação de questões internas inseridas no contexto da guerra. Nacionalismo, segurança nacional, defesa da democracia, liderança global são elementos recorrentes deste processo”, conta Diemerson. 
De acordo com o levantamento feito pelo autor - com base nos dados do American Film Institute, do National FIlm Preservation Board, do Arquivo digital da AMC Filmsite, do British Films Directory e da UK Cinema Association -, entre os anos de 2001 e 2020, foram produzidos 74 filmes nos EUA e Reino Unido sobre a Segunda Guerra Mundial, com a manutenção da tradição de retratar as grandes batalhas, os movimentos políticos e de espionagem ou dramas ambientados nos temas de Guerra. Além de ter analisado estes filmes, Diemerson verificou mais 24 obras cinematográficas produzidas anteriores ao ano de 2001 para acompanhar o processo de discussão cinematográfico até 2020.   
Segundo o autor, “a maioria das obras refletem as questões sociopolíticas de cada momento histórico. Então, elementos internacionais, como a Guerra Fria e o avanço tecnológico, e questões internas de cada nação, influenciam diferentemente as produções”. 
Para Diemerson, é importante evidenciar a produção cinematográfica como fonte de pesquisa e como um mecanismo de estudo histórico, assim como discutir a Segunda Guerra Mundial, que marcou a história, e continua sendo, mesmo após mais de 5 décadas, um tema de análise para questões e demandas sociais do século XXI.  
Além de ser Assessor da Direção Acadêmica e Professor da Faculdade Pio Décimo, Francisco Diemerson de Souza Pereira é Presidente da Academia de Letras de Aracaju, Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe e membro do Movimento Cultural Antônio Garci Filho da Academia Sergipana de Letras. 

WhatsApp Image 2022-01-25 at 11.56.17.jpeg

Professor da Faculdade Pio Décimo, Francisco Diemerson, defende tese de doutorado.

qr-code-e-mec