marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Diretor Geral da Faculdade Pio Décimo se reúne com Secretária da SEMED

04 de Fevereiro de 2022

O Diretor Geral da Faculdade Pio Décimo, Thiers Almeida, recebeu a visita, na manhã dessa quinta-feira, 3, da Secretária Municipal de Educação de Aracaju, professora Cecília Tavares. 

O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de ampliação do espaço de intercâmbio pedagógico e apresentar propostas para o enriquecimento dos processos de formação e atendimento às demandas das comunidades, especialmente as mais vulneráveis. 

Para o Diretor Geral, são parcerias como essa que fazem com que as Instituições de Ensino Superior cumpram o seu papel social em levar projetos - desenvolvidos na Faculdade - para extramuros, ajudando no desenvolvimento social do município e na formação acadêmica dos estudantes, através da prática.

“Nessa reunião com a Faculdade Pio Décimo nós traçamos como necessidade prioritária para a rede municipal de ensino de Aracaju a proposta da Educação Inclusiva, que hoje se coloca como principal desafio. Um dos desafios pós-pandemia é recuperar e reforçar a aprendizagem. E o outro desafio é ampliar e consolidar a Educação Inclusiva”, destaca a Secretária. 

A Educação Inclusiva é um método pedagógico que prevê a adaptação do sistema educacional para garantir o acesso, a permanência e as condições de aprendizagem para todas as pessoas com deficiência. 

Segundo a Gestora Geral do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade Pio Décimo, profª. Drª. Sônia Azevedo, a parceria com a SEMED, traz para a Faculdade ampliação de um espaço de mediação político-pedagógico para que “possamos compartilhar, não só a questão dos conhecimentos e saberes, mas as experiências e práticas que possam favorecer o cumprimento de objetivos comum tanto ao sistema de ensino de Aracaju, quanto as comunidades”.  

“É sobretudo, uma oportunidade de ampliar o diálogo e o compromisso com a qualidade de uma Educação que realmente tenha um alto significado para a formação profissional”, acrescenta. 

O Diretor de Educação Básica, professor Ricardo Abreu, que também esteve presente na reunião, pontuou que a Educação Inclusiva tem gerados novos desafios pedagógicos e estruturais e que com a concretização da parceria acredita que a “Faculdade Pio Décimo e a Secretaria Municipal de Educação vão conseguir unir esforços para que possam aperfeiçoar a oferta da Educação Inclusiva no município de Aracaju.” 

O vice-diretor, Sebastião Filho, a Diretora Acadêmica, Lenalda Dias, a Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, Maria Antônia de Arimateia, e o professor Francisco Diemerson, também participaram da reunião. 

 
qr-code-e-mec