marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Inscrições para renegociação de contratos do Fies começam dia 7 de março

11 de Fevereiro de 2022

pzzb9553.jpg

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


As inscrições para renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para estudantes que formalizaram contrato de financiamento até o segundo semestre de 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas, começam a partir do dia 7 de março e vai até o dia 31 de agosto. 
De acordo com a Medida Provisória (MP) nº 1.090, que estabelece as regras para renegociação de débitos dos contratos do Fies, firmados até 2017, regulamentada pelo Governo Federal, nesta quinta-feira, 10, as dívidas com 90 a 360 dias de atraso, prevê desconto de 12% do valor principal e parcelamento em até 150 vezes. 
Para atraso de mais 360 dias, é previsto desconto de 86,5% no saldo devedor. Se o estudante estiver cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) ou recebido o Auxílio Emergencial na pandemia, o desconto será de 92%. Além disso, o saldo da dívida poderá ser parcelado em até 10 vezes.  
O estudante pode saber se tem direito à renegociação e o valor do desconto através de simulações de renegociações com o banco com o qual possui o contrato do Fies. 
 
O estudante que tem contrato com a Caixa 
• A partir de 7 de março, após conferir as regras e perfil de adesão, e feito a simulação, os estudantes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. 
• O interessado já pode consultar o site sifesweb.caixa.gov.br para verificar se pode ou não pedir a renegociação de acordo com as regras estabelecidas. 
• Depois da abertura do período de adesões, em 7 de março, os interessados gerarão o boleto para pagamento da primeira parcela ou da parcela única. 
• Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101. 
 
O estudante que tem contrato com o Banco do Brasil 
• No Banco do Brasil, os estudantes poderão renegociar parcelas do FIES em atraso, de forma digital, no aplicativo do Banco. 
• Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas. 
• Além do mobile, a contratação também poderá ser realizada em qualquer agência do BB, com as mesmas condições. 
• Para mais informações, os estudantes podem acessar o App BB ou o portal www.bb.com.br, além do WhatsApp (61-4004-0001) e a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

qr-code-e-mec