marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Palestra sobre Novas Tecnologias na Construção Civil acontece na Faculdade

21 de Fevereiro de 2022

Na última quinta-feira, 17, aconteceu, no auditório da Faculdade Pio Décimo, a palestra Novas Tecnologias na Construção Civil, promovida pelo Curso de Engenharia Civil da Faculdade. O evento contou com a participação do Engenheiro Mecânico e Sócio-Diretor da Destec, Geraldo Sérgio. Os principais temas debatidos foram: A Construção Enxuta (conhecida como Lean Construction) e o Chicote Elétrico.
De acordo com o Engenheiro, a construção enxuta é “a aplicação dos conceitos de produção enxuta na indústria da construção civil. Uma forma de pensar no processo construtivo”. Essa filosofia de produção busca eliminar perdas produtivas, isto é, tudo o que não agrega valor ao produto, mas que consome tempo e recursos, como o retrabalho, a superprodução, o estoque, movimentações desnecessárias, esperas, transportes e processos que não agregam valor. 
A construção enxuta adota os seguintes princípios: Reduzir parcelas de atividades que não agregam valor; aumentar o valor do produto em cima da necessidade do cliente; reduzir a variabilidade; reduzir o tempo de ciclo; simplificar a redução do número de passos; aumentar a flexibilidade de saída e aumentar a transparência dos processos.
Já o “Chicote Elétrico”, outro tema abordado pelo palestrante, trata-se de um sistema padronizado que consiste na elaboração da tubulação e de todo o circuito elétrico do imóvel, além da identificação exata de cada ponto sem depender de mão de obra específica. O chicote é um kit formado por cabos, tomadas, interruptores e disjuntores, que já sai da fábrica embalado pronto para ser instalado nos imóveis, diminuindo os desperdícios com materiais e tempo de instalação.
O objetivo da palestra, segundo o Coordenador do Curso de Engenharia da Faculdade Pio Décimo, Romário Santos, é fazer com que os alunos interajam “com o que tem de novo na prática e o que o Mercado está usando”. Além de atividades extraclasse, as novas tecnologias, Construção Enxuta e Chicote Elétrico, são assuntos abordados nas disciplinas do Curso, como Introdução ao Ambiente Bim e Projeto Elétrico Aplicado à Construção Civil, respectivamente.
“O importante é deixar o aluno atualizado com o que o Mercado está exigindo. É claro que daqui a 10 anos o Mercado vai estar totalmente diferente. A gente não pode preparar o aluno para o futuro e muito menos para o passado. E, sim, com o que está sendo aplicado hoje”, destaca o Coordenador. 
Para a estudante do 9º período de Engenharia Civil, Brenda Serra, a introdução das novas tecnologias no ambiente acadêmico traz uma qualificação diferenciada e uma boa preparação para se tornar um profissional atual.

qr-code-e-mec