marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Coordenadora do curso de Enfermagem finaliza doutorado no RENORBIO/UFS

22 de Março de 2022

A Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pio Décimo e da Faculdade Pio Décimo de Canindé, Juciene Braz, conquistou o título de Doutora após defender sua tese intitulada “Predição e avaliação computacional da atividade imunogênica de peptídeos de Zika Vírus”, no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Sergipe (RENORBIO/UFS). 
Com o surto de Zika vírus (ZIKAV), no Brasil, entre 2015 e 2016, a pesquisa, orientada pelo professor do RENORBIO/UFS, Dr.° Marcus Vinicius de Aragão Batista, tem como objetivo auxiliar na construção de um antígeno vacinal contra o ZIKAV – que se tornou um problema de saúde pública devido à sua provável associação com defeitos congênitos (microcefalia) e complicações neurológicas.
Para a realização da pesquisa, foi utilizada a abordagem da imunoinformática, que segundo a Prof.ª Dr.ª Juciene Braz, é uma ferramenta útil para a identificação de novos epítopos antigênicos que poderá ser utilizada no projeto de novas vacinas para várias doenças infecciosas incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas.
De acordo com a recente Doutora em Biotecnologia, a pesquisa tem um valor social na medida em que propõe a criação de “vacina multiepítopo segura, eficaz e de baixo custo que beneficie grupos prioritários, a exemplo de mulheres grávidas, impedindo assim a transmissão vertical do vírus, além de prevenir a Síndrome do Zika Congênito (SZC) e beneficiar a população no geral.”
Ao finalizar o estudo, a Doutora acredita que os resultados obtidos vão contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o controle de ZIKV, por não haver formulação terapêutica disponível e não existirem vacinas profiláticas licenciadas, até o momento, identificando epítopos vacinais. A pesquisa identificou 8 epítopos antigênicos de células TCD8+ e de células B. Epítopo é a menor porção de antígeno com potencial de gerar resposta imune.

ojily.jpg

 

qr-code-e-mec