marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Estreia do PIO CINE

11 de Abril de 2022

Estreou, na quarta-feira (4), na Faculdade Pio Décimo, o Pio Cine. A primeira exibição foi o curta “A Velha do Shopping?”, que faz um retrato poético e amoroso da trágica história de Maria José Teles de Menezes Santos, mais conhecida como “Véia do Shopping”. 

Antes do filme ser exibido, o aluno do 3º período de Psicologia, Pedro Luís, estava curioso para conhecer a história da ‘véia do Shopping’ e achou a iniciativa do Pio Cine “muito incrível”. “É muito bom a gente ter esse espaço para assistir um pouco da cultura sergipana”, declara. 

A Coordenação de Comunicação da Faculdade criou o Pio Cine com o propósito de aproximar os alunos do audiovisual sergipano como forma de valorizar as produções cinematográficas do estado. “Quando pensamos no projeto, além de criar uma opção de entretenimento dentro da Faculdade, nosso objetivo era proporcionar mais um espaço de visibilidade para a cultura sergipana, tão rica e diversa e, infelizmente, ainda tão pouco divulgada dentro de nossas fronteiras”, destaca o Coordenador de Comunicação, Antonio Paulo.

A seleção do primeiro filme exibido teve curadoria do Prof. Dr. Francisco Diemerson, que, além de Assessor da Direção Acadêmica e Docente da Faculdade Pio Décimo, é também Presidente da Academia de Letras de Aracaju. Para o professor, o cinema é uma linguagem universal que atravessa a formação acadêmica em vários níveis e “trazer para os alunos debates sobre o cinema é importante porque mostram a eles dimensões diferenciadas de pensar esse jogo do discurso da imagem”. 

“E para a Faculdade, trazer trabalhos sergipanos demonstra o quanto a Pio Décimo valoriza nossa cultura sergipana”, acrescenta.  

Quando o filme encerrou, a aluna do 5º período de Psicologia Savéria Quintana, disse que achou o filme “muito maravilhoso e interessante”. O filme a fez refletir sobre como a sociedade entende a loucura. “Será que a Véia do Shopping era realmente louca ou ela simplesmente não atendia os padrões que costumamos ver no shopping?”, questiona. Savéria gostou da primeira exibição do Pio Cine e afirmou que vai estar nas próximas sessões. 

Após a exibição, a diretora do curta Gabriela Caldas participou, juntamente com o professor Diemerson, de um debate sobre “A Velha do Shopping?”, onde os alunos puderam tirar dúvidas a respeito da produção cinematográfica. Gabriela contou que foi muito difícil dirigir o filme, pois “é um assunto que não é muito confortável”. 

Um dos motivos que fez a Gabriela produzir o curta foi a relação de Maria José com a sua filha. “A relação [que tinha com Maria José] foi de admiração, mas o primeiro contato foi de medo. Admiração por ela ter acolhido minha filha – que também é especial – e elas tiveram essa relação no shopping, que era um espaço de socialização de ambas”.  

Sobre o Pio Cine, Gabriela afirma que “é uma ação louvável e que venham muito mais. A gente precisa disso. Parabéns à Faculdade Pio Décimo. Excelente, excelente iniciativa!” 

qr-code-e-mec