marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

VIII CICLO DE PALESTRAS EM REPRODUÇÃO ANIMAL

25 de Maio de 2022

No dia 18 de maio, aconteceu, no Auditório do Bloco C, da Faculdade Pio Décimo, o 8º Ciclo de Palestras em Reprodução animal, com o tema “fisiologia da reprodução”. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Reprodução Animal – GEPRA, orientado pelo professor Antônio Matos.
No evento foram discutidos sobre as atualizações em IATF na bovinocultura e o acompanhamento reprodutivo para identificação do melhor momento para inseminação artificial em cadelas.
O líder do GEPRA e estudante do 8º período de Medicina Veterinária, Leilton dos Santos, afirma que o evento é uma oportunidade para que os acadêmicos conheçam mais sobre a fisiologia da reprodução e que possam fazer uma aplicação mais adequada das técnicas reprodutivas.
A sigla IATF se refere a Inseminação Artificial em Tempo Fixo – técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. Segundo o médico veterinário, Francisco Lopes, a técnica IATF “faz com que a reprodução de bezerros seja mais rápida, em maior quantidade e no melhor período do ano.”
A egressa de Medicina Veterinária da Faculdade e especialista em ultrassonografia veterinária, Juliana Ramos, destacou sobre a importância da inseminação artificial em cadelas. “Além de ser uma área que está em ascensão na veterinária, a reprodução busca a preservação de raças e material genético de qualidade, feita de maneira responsável, devendo ser realizado exclusivamente pelo médico veterinário.”
A veterinária ressalta ainda que a teriogenologia – ramo da medicina veterinária que estuda o sistema reprodutor e a reprodução de animais – vai além do ato de procriar e cita alguns benefícios da inseminação, como: a possibilidade de reprodução de animais com sobrepeso ou problemas ortopédicos e articulares (que não conseguem realizar a monta natural); a preservação genética de animais com alto valor zootécnico; e a identificação de problemas reprodutivos.

qr-code-e-mec