marca-piodecimo-topo

Últimas doBlog

Comunicação na área jurídica

30 de Maio de 2022

“Nós somos a imagem que projetamos socialmente através da escrita, do comportamento e da fala”, essa frase foi dita pelo professor de Literatura e Oratória, Anderson Gois, na palestra Comunicação na Área Jurídica, organizada pelo professor de Direito, Cícero Dantas.
O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Pio Décimo, teve como objetivo mostrar a importância da comunicação escrita e falada, principalmente, para os alunos de Direito, no qual a comunicação é um recurso imprescindível na área.
“O profissional do Direito utiliza dois recursos: fala e escrita. Se ele não escreve bem, se não fala bem, está fadado ao insucesso. A comunicação para o profissional do Direito é igual a matemática para o engenheiro: Se ele não sabe dominar os cálculos, não será um bom profissional”, destaca o professor Cícero.
De acordo com Anderson, o profissional do Direito precisa da boa comunicação, principalmente a comunicação persuasiva. “Um dos pilares do Direito é o debate. O convencimento. É levar a outra parte ou magistrado um entendimento novo. Se ele dominar bem a comunicação e as técnicas de persuasão, ele terá uma tendência de ter mais sucesso na sua profissão”, afirma Anderson.
Ainda segundo o palestrante, quando a técnica de persuasão é dominada, a capacidade de argumentação e convencimento aumenta, podendo até gerar no outro uma necessidade de ter você como profissional.
O primeiro passo a ser dado para desenvolver uma boa comunicação é ir em busca de curso de oratória, ler livros sobre oratória e persuasão, e entender um pouco sobre o comportamento humano.