marca-piodecimo-topo
Letras Português e Espanhol

GRADUAÇÃO EM
Letras Português e Espanhol

informações docurso

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa de Residência Pedagógica engloba ações da Política Nacional de Formação de Professores, objetivando induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, atendendo na Faculdade Pio Décimo, graduandos a partir do 5º período. Ademais, o Programa proporciona aos egressos, habilidades e competências que lhes permitam desenvolver em seus lócus de trabalho docente um ensino de qualidade. 

O processo de imersão tem a finalidade de contemplar ações na ambiência escolar supervisionadas por preceptores (professores da escola campo) e professores-orientadores (docentes da instituição), como ambientação do residente na escola e preparação do plano de atividade da residência e a etapa da regência, com o mínimo de 100 horas. 

A Faculdade Pio Décimo foi contemplada com o Programa por meio do Edital da (CAPES) n.º 06/2018 (Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica) e tem como objetivo implementar e executar ações didático-pedagógicas, nas escolas-campo, na perspectiva da garantia das aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado curricular das licenciaturas. 

Alinhado ainda a Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de Julho de 2015, o Curso de Letras Português e Espanhol da Faculdade Pio Décimo visa à formação docente dos seus futuros docentes a partir de atividades de iniciação científica, desenvolvendo estudos pertinentes as diversa inovações das metodologias de ensino; a participação no Programa de Residência Pedagógica, o que fortalece o diálogo entre teoria e prática docentes, segundo o Cap. 3, Art. 8º, da supracitada resolução, deve favorecer aos licenciandos o desenvolvimento de aptidões para:

I - Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II - Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; 

III - Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica; 

O curso de Letras Português e Espanhol está atuando no Programa de Residência Pedagógica, o Edital corresponde ao período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, há 24 bolsistas (CAPES), 6 bolsistas com desconto na matrícula como participação da IES, atuamos em 3 escolas públicas, três docentes atuantes dessas escolas, duas estaduais e uma municipal. Os discentes têm a oportunidade de vivenciarem o dia a dia da escola pública com possibilidade de aplicação de projeto de intervenção, compartilhamento das teorias de aprendizado com os docentes das escolas campo.

O curso participa ativamente no Programa de Residência Pedagógica com discentes bolsistas do órgão de fomento - Capes e com discentes bolsistas da Instituição a partir de descontos nas mensalidades.

qr-code-e-mec