A Fazenda–Escola Rio da Mata, distante 70km de Aracaju, localizada no município de Estância, constitui-se em uma unidade da Faculdade Pio Décimo. Vinculada ao curso de Medicina Veterinária, o local é um campo específico para desenvolver as atividades práticas do curso a fim de que o aluno esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.
Com área de 300 hectares, a estrutura é dividida em: Alojamento, depósito para ração, farmácia, casa central, casa do gerente, depósito de defensivos, laboratório multidisciplinar, vestiários masculino e feminino, curral coberto, curral de manejo, balança brete de contenção para bovinos, equinos e ovinos, baias, área de necrópsica, apriscos ripados e de chão batido, canteiro agrostológico e galpão de avicultura.
Essa estrutura dá suporte prático às disciplinas de: Ezoognósia, Nutrição, Alimentos e Alimentação, Bioclimatologia e Bem estar animal, Produção de Ruminantes, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais e Reprodução Animal. Atualmente, encontra-se em fase de implantação o módulo de produção de aves caipiras, com o suporte complementar da disciplina avicultura e ornitopatologia.
A Fazenda Escola possui uma área de preservação da mata atlântica como reserva legal que aporta os programas da polícia ambiental e do IBAMA, onde os acadêmicos podem acompanhar a reintrodução e manejo de animais silvestres, dando aporte a disciplina de clínica de animais silvestres.
De acordo com a Portaria no 059/2015/DG/FPD, que aprova o regulamento da Fazenda Escola do Curso de Medicina Veterinária, a Fazenda tem por finalidade:
1. Criar oportunidade de aprofundar o ensino prático e promover a integração interdisciplinar do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo;
2. Desenvolver a produção agrícola, dentro de sistemas ou módulos que possam servir de áreas demonstrativas, sem prejuízo das atividades de ensino, pesquisa através da Iniciação Científica e Extensão;
3. Desenvolver e difundir tecnologias adaptadas à realidade do nosso estado, visando o aumento da produção animal racional e sustentável afim de orientar os produtores rurais sobre a obtenção de maiores lucros;
4. Captar, testar e difundir tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência da produção, assim como, o aumento do potencial reprodutivo dos bovinos, caprinos e ovinos visando o desenvolvimento rural sustentável;
5. Capacitar recursos humanos técnicos, (médico veterinário, agrônomo, zootecnista e técnico Agrícola) pesquisadores, produtores e trabalhadores rurais através de treinamentos oferecidos pelo curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo.
Nosso site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.